-- SÍNTESE BIOGRÁFICA --

ERMELINDA AZEVEDO PAZ ZANINI (www.ermelinda-a-paz.mus.br). Doutorado por Livre Docência em Percepção Musical pela UNIRIO. Professora Titular de Percepção Musical da UFRJ e Professora Adjunto IV de Percepção Musical da UNIRIO. Membro Titular da Academia Nacional de Música. Ocupou por concurso a vaga de Professor de Educação Artística - Música - do Município do Rio de Janeiro, sendo lotada na Escola Guatemala, primeiro Centro Experimental do INEP no Rio de Janeiro. Professora convidada de Percepção Musical em Encontros, Congressos, Seminários e Cursos de Férias. Realizou diversos cursos de pós-graduação na UNIRIO, na UFRJ e na Universidade Nacional de Rosário (Argentina), como bolsista da OEA. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, em 2005.

Obteve três bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (http://lattes.cnpq.br/curriculumlattes2005512630643704).

Atualmente: Líder de pesquisa do grupo Música e Educação Brasileira/UFRJ/CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0795713097970538) e integrante do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO (Mestrados: profissionais - acadêmicos e Doutorado).

Além da participação em congressos, encontros, seminários e cursos de férias, como conferencista, comunicante e/ou professora, desenvolve intensa e profícua atividade de pesquisa em música, tendo sido laureada nos concursos de monografias:



Autora de:


Livros

Artigos em revistas

    Seu acervo digital, doado ao Instituto Moreira Salles em 2013, é composto em sua quase totalidade por gravações de depoimentos recolhidos durante as pesquisas feitas para suas monografias, várias delas posteriormente publicadas em livros: Villa-Lobos, o educador; Villa-Lobos e a música popular brasileira; Jacob do Bandolim; Villa-Lobos, Sôdade do Cordão; O modalismo na música brasileira; Júlio Mattos, um campeão vendedor de sonhos (ainda inédito em livro); Pedagogia musical brasileira no Século XX: metodologias e tendências; e Edino Krieger: o crítico, o produtor musical e o compositor.

    Também fazem parte do acervo programas dos quais Ermelinda A. Paz participou como convidada (na Rádio MEC e em emissoras de televisão), além de transcrições de entrevistas (cujos áudios se perderam) e de DVDs contendo depoimentos (gravados em vídeo) de mestres de bateria de escolas de samba do Rio de Janeiro, colhidos para a pesquisa Os ritmos populares – Suas práticas nas baterias das escolas de samba e o ensino formal do ritmo na UNIRIO e na UFRJ. O acervo contém ainda todos os textos escritos por Edino Krieger entre 1950 e 1952, quando trabalhou como crítico de música do jornal carioca Tribuna da Imprensa.



Referências Bibliográficas




Participação em Programas de Rádio





Atividades como Produtora Musical / Cultural


Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola Superior de Guerra

    Jornadas Culturais 2006

    Jornadas Culturais 2007

    Jornadas Culturais 2008

    Jornadas Culturais 2009




Condecorações e Distinções




Atividades técnicas, de representação e administração universitária.