• As Estruturas Modais na Música Folclórica Brasileira. Rio de Janeiro: Cadernos Didáticos UFRJ nº 8, 1993 (1ª, 2ª e 3ª ed.).
• Um Estudo sobre as Correntes Pedagógico-Musicais Brasileiras. Rio de Janeiro: Cadernos Didáticos UFRJ nº 11, 1993 (1ª ed.) e 1995 (2ª ed.).
• Jacob do Bandolim. Rio de Janeiro: FUNARTE, Ministério da Cultura, 1997.
• Villa-Lobos, Sôdade do Cordão. Rio de Janeiro: ELF editora, 2000.
• Pedagogia Musical Brasileira no Século XX – Metodologias e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000.
• O Modalismo na Música Brasileira. Brasília: Editora MusiMed, 2002.
• Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira. Uma Visão sem Preconceito. Rio de Janeiro: E. A. Paz, 2004.
• 500 Canções Brasileiras. 2. ed. Brasília - DF: MusiMed, 2010.
• Edino Krieger – Crítico, Produtor Musical, Compositor. Rio de Janeiro: SESC Nacional. Vol. I e Vol. II. 2012.
• Pedagogia Musical Brasileira no Século XX – Metodologias e Tendências. 2. ed. Brasília: Editora MusiMed, 2013.
• 500 Canções Brasileiras. 3. ed. Brasília – DF: MusiMed, Edição poliglota em português, espanhol, inglês e francês. 2015.
• Jacob do bandolim – uma biografia. 2. ed. e-book. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale Editores, 2018.
• Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira. Uma Visão sem Preconceito. 2. ed. São Paulo: Livraria Tipografia Musical, 2019.
• As Pastorinhas de Realengo. 2. ed. e-book e papel. Rio de Janeiro: E. A. Paz, 2020.
• Uma quase biografia em tom e semitom. São Paulo: Irmãos Vitale, 2024
ARTIGOS EM REVISTAS:
• O folclore no processo de arte educação. In: Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, v. XVIII, 1989. p. 138-146
• Correntes pedagógico-musicais brasileiras - um estudo. In: Revista da Academia Nacional de Música, Rio de Janeiro, v. I, 1990. p. 51.
• Villa-Lobos, cidadão das Américas. In: Revista da Academia Nacional de Música, Rio de Janeiro, v. II, 1991. 77 – 79.
• Abdon Lyra, meu patrono. In: Revista da Academia Nacional de Música, Rio de Janeiro, v. III, 1992. 9–11.
• O samba clássico de Villa-Lobos. In: Revista da Academia Nacional de Música, Rio de Janeiro, v. IV, 1993. 38–43.
• Joanídia Sodré, as diversas facetas da primeira maestrina brasileira. In: Revista da Academia Nacional de Música, v. V, 1994. 7–20.
• Jacob, um bandolim inesquecível. In: Revista Piracema, Rio de Janeiro, FUNARTE, v. IV, 1995. 81–87.
• Villa-Lobos e o carnaval antigo - "Sodade do Cordão". In: Revista da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, Goiânia, ano 3, nº 03, 1996. 106–117.
• Villa-Lobos o Educador. In: Revista da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, Goiânia, ano 4, nº 04, 1997. 46–70.
• Globalização & Cultura. Apresentação In: Revista Interfaces Ano IV – nº 5 – Outubro de 1998. 5–6.
• As Concentrações Orfeônicas e a presença de músicos populares. In: Revista Brasiliana n.3. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, set. 1999. 12–17.
• O Modalismo e suas incursões no universo da criação Musical Brasileira. In: Revista da Academia Nacional de Música, volume 10. Rio de Janeiro: Academia Nacional de Música, 1999. 51–63.
• A trajetória de Edino Krieger: o compositor, o crítico musical e o produtor musical. In: Anais do 1º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 1999. 141–146.
• Paradigmas e Teorias: desafios permanentes. Apresentação In: Revista Interfaces Ano V – nº 6 – Dezembro de 1999. 5–8.
• A interdisciplinaridade na literatura, nas letras, na arquitetura e nas artes. Apresentação In: Revista Interfaces Ano VI – nº 7 – Novembro de 2000. 5–8.
• Edino Krieger: o compositor, o crítico musical e o produtor musical. In: Anais do 2º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2001. 144–149.
• Bienais de Música Brasileira Contemporânea. In: Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2002. 205–211.
• Música Folclórica e Educação. In: Anais do IX Congresso Brasileiro de Folclore. Porto Alegre: Comissão Nacional de Folclore e Comissão Gaúcha de Folclore, 2002. 161–168.
• Diversidade cultural na arte, na educação e na cultura. In: Anais do Seminário Nacional de Arte e Educação. 16ª edição. Montenegro: Fundação Municipal de Artes de Montenegro, Rio Grande do Sul, 2002. 15–23.
• Edino Krieger: O Compositor, o Crítico e o Produtor Musical. In: Revista da Academia Nacional de Música. Vol. XIII. Rio de Janeiro: Academia Nacional de Música, 2002, 181–190.
• A Brasilidade na literatura, nas letras, na arquitetura e nas artes. Apresentação In: Revista Interfaces Ano VIII – nº 8 – Março de 2002. 5–8.
• As bienais de música brasileira contemporânea. In: Anais do 4º Colóquio de Pesquisa. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música, 2004, 50–58.
• Edino Krieger: um olhar sobre o ensino musical. In: Revista Interfaces, Ano 6, nº 9. dez. 2005. Rio de Janeiro: UFRJ/CLA, 2005, 99-108.
• As Bases para um Projeto Educacional Capaz de Atender às Necessidades da População Brasileira. In: Revista da Escola Superior de Guerra, v. 24, nº 50 (jul/dez) 2008. Rio de Janeiro: ESG, 2008, 77 - 92.
• A criação musical violinística sob a ótica das bienais de música brasileira contemporânea. In: Turíbio Santos. A arte do violão brasileiro. Chronos, nº 7 ano 4. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010, 29 - 39.
• Música de tradição oral na Educação Musical. In: Presença de Villa-Lobos 14º volume – 100 anos de Arminda. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 2012, 120 - 127.
• Edino Krieger um compositor brasileiro. In: Arte SESC Cultura por toda parte. Rio Grande do Sul: SESC, 2013, 34 - 37.
• Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. In: Sonora Brasil I Circuito 2013 - 2014. Rio de Janeiro: SESC Nacional, 2013, 11 - 51.
• Meus 50 Anos de Instituto Villa-Lobos. In: Instituto Villa-Lobos - 50 anos - Edição comemorativa. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2017, 41 - 56.
• O Modalismo na Música Brasileira: uma proposta em Educação Musical - relato de experiências. In: Revista da Academia Nacional de Musica - Volume XXI. Rio de Janeiro: Academia Nacional de Música, 2017-2018, 108 - 124.
Seu acervo digital, doado ao Instituto Moreira Salles em 2013, é composto em sua quase totalidade por gravações de depoimentos recolhidos durante as pesquisas feitas para suas monografias, várias delas posteriormente publicadas em livros: Villa-Lobos, o educador; Villa-Lobos e a música popular brasileira; Jacob do Bandolim; Villa-Lobos, Sôdade do Cordão; O modalismo na música brasileira; Júlio Mattos, um campeão vendedor de sonhos (ainda inédito em livro); Pedagogia musical brasileira no Século XX: metodologias e tendências; e Edino Krieger: o crítico, o produtor musical e o compositor.
Também fazem parte do acervo programas dos quais Ermelinda A. Paz participou como convidada (na Rádio MEC e em emissoras de televisão), além de transcrições de entrevistas (cujos áudios se perderam) e de DVDs contendo depoimentos (gravados em vídeo) de mestres de bateria de escolas de samba do Rio de Janeiro, colhidos para a pesquisa Os ritmos populares – Suas práticas nas baterias das escolas de samba e o ensino formal do ritmo na UNIRIO e na UFRJ. O acervo contém ainda todos os textos escritos por Edino Krieger entre 1950 e 1952, quando trabalhou como crítico de música do jornal carioca Tribuna da Imprensa.